Hoje é dia de falar sobre essa epidemia crescente na sociedade e que pouca atenção recebe ou é bastante mal interpretada.
Sobrepeso e obesidade são diferentes graus de intensidade do mesmo problema de saúde, uma desproporção entre a massa magra e a massa gordurosa do mesmo organismo.
O maior problema do tecido adiposo (gordura) é que ele é um tecido altamente inflamatório. Ao contrário do tecido muscular, que quando bem trabalhado com exercícios físicos libera substâncias na circulação que são anti inflamatórias.
Todo tecido inflamatório ou inflamado também é um tecido produtor de espécies reativas de oxigênio (radicais livres) e vice-versa, ou seja: onde há inflamação há oxidação e onde há oxidação há inflamação, uma gerando a outra respectivamente. E o local mais sensível ao efeito destas alterações é o endotélio vascular, aumentando muito o risco de eventos cardíacos e vasculares, estes últimos em qualquer área do corpo, mas principalmente no próprio coração e no cérebro.
Sobrepeso e obesidade também aumentam muito o risco de Diabetes, Esteatose Hepática e muitas outras doenças. Por isso devemos estar atentos a hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e, não menos importante, aos níveis hormonais.
Um baixo funcionamento da tireóide desacelera o metabolismo, favorecendo o acúmulo de adiposidade. Uma baixa produção de testosterona e de estrogênio também favorecem o acúmulo de gordura, principalmente visceral e também a subcutânea a nível do abdômem, ao mesmo tempo que a falta destes hormônios também dificulta a queima de gordura mesmo quando se diminui a ingesta de alimentos e aumenta a atividade física.
Isso mostra que uma boa avaliação hormonal, seguida do seu manejo em busca de valores ideais para manter o correto funcionamento metabólico e fisiológico do organismo, é muito importante para facilitar o processo de emagrecimento, da manutenção do peso ideal e para a recuperação e manutenção da saúde como um todo.
Importante lembrar da necessidade do acompanhamento médico e nutricional quando se fala em emagrecimento e em equilíbrio hormonal.
Comentários