top of page

O poder do sono

Foto do escritor: Dra. Angela ReckDra. Angela Reck

Fotografia @jcomp


A Melatonina não é apenas o hormônio do sono, como a conhecemos habitualmente. Uma evidência clara disso é que temos receptores para ela em absolutamente todas as células do nosso corpo (assim como para o hormônio da tireóide).


A Melatonina age na regulação do sono, mas também é um potente antioxidante, antiinflamatório e regulador do metabolismo.


Muitos estudos já foram publicados a respeito dela, em várias áreas da medicina, mostrando que diminuições na sua produção levam a diminuição da fertilidade, ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, de doenças degenerativas, entre outras.


Quando a sua produção diminui a glândula que a produz começa a se exaurir e o organismo entende que é hora de envelhecer, ou seja, quanto menos Melatonina, mais rapidamente envelhecemos.


Pela sua característica antioxidante, ela protege as mitocôndrias (nossas usinas de produção de energia) que vão proteger as células do processo de envelhecimento, protegendo também a musculatura, em especial o músculo cardíaco.


Pela sua característica antiinflamatória, ela ajuda na inibição de crescimentos tumorais, ajuda a evitar gengivites e até cáries.


Esses são só alguns exemplos das suas ações.


Então, o que precisamos saber para ajudar a manter nossos níveis de Melatonina dentro do ideal?


Sua liberação acontece a noite, principalmente entre as 20 horas e às 4 horas da madrugada, mas o seu pico acontece pela meia-noite.


Para que seja efetivamente liberada ela precisa de condições ideais e bem específicas. Precisamos estar dormindo, no escuro, ANTES das 23 horas. Isso porque para a Melatonina atingir seu pico (que é quando realmente ela exerce todos os seus efeitos e o corpo repousa para dar lugar aos processos de regeneração) ela precisa começar a ser liberada com antecedência. E precisa ser no escuro, pois os estímulos luminosos, mesmo com os olhos fechados e dormindo, chegam ao nosso cérebro e interrompem a sua produção. E em ambiente silencioso porque isso ajuda no encadeamento fisiológico do sono. E talvez você nunca tenha lido sobre isso. Lembro de uma frase de um professor meu: "A maior doença da nossa civilização é a falta de conhecimento".


A partir de quando temos acesso ao conhecimento, precisamos tomar decisões inteligentes.

Decida cuidar do seu sono, pois ele é o remédio mais poderoso que existe.

Comments


bottom of page