top of page

A imunidade em tempos de Covid-19

Foto do escritor: Dra. Angela ReckDra. Angela Reck


O mundo inteiro está passando por um momento crítico desde o final de 2019, com o aparecimento e dispersão do vírus da Covid-19. A pandemia gerada por ele nos obriga a uma importante reflexão sobre nossa imunidade.


O que devemos fazer para manter nosso sistema imune em condições ideais para nos defender?


Antes de tudo é preciso saber que em torno de 80% dos gânglios linfáticos - nossos quartéis generais de defesa - estão ao redor dos intestinos, o que nos faz perceber a grande importância desta víscera na formação e manutenção da imunidade. Por isso, o primeiro a se fazer é manter uma alimentação adequada, rica em fibras, com o máximo de verduras, legumes, frutas, leguminosas, cereais integrais e tubérculos, sempre que possível livres de agrotóxicos e aditivos, o menos industrializado, processado e refinado. Lembrando de beber água com frequência e quanto menos açúcar, melhor. Esses hábitos alimentares fazem grande diferença no funcionamento intestinal e, consequentemente, na imunidade.


Outro ponto importantíssimo é a Vitamina D que, se não estiver em níveis adequados, deve ser suplementada. A exposição diária ao sol, com grandes áreas da pele descobertas, durante uns 10min de cada lado, entre 10:30 e 15:30 é a forma mais natural de se conseguir aumentar esta vitamina, que é deficiente em grande parte da população pela forma de viver e trabalhar entre quatro paredes. Quando não podemos manter este hábito, é necessário suplementar.  Zinco, selênio e vitamina C também fazem parte dos elementos necessários para um sistema de defesa ativo e eficiente.


A atividade física frequente melhora o sistema cárdio-circulatório e a capacidade pulmonar, melhorando assim a oxigenação sanguínea e o metabolismo celular, que vai estimular as mitocôndrias a uma maior produção de energia e vai acabar refletindo em uma melhora funcional geral, inclusive na imunidade.


Por último, mas não menos importante é o sono. Um sono regenerador, no horário e nas condições adequadas é a base indispensável para a regeneração celular. É durante o período do sono que damos o descanso necessário ao nosso metabolismo para que ele se recupere, regenere e renove de todo o trabalho feito durante o dia anterior e esteja preparado nas melhores condições para o dia seguinte. A higiene do sono é um dos elementos de base da nossa imunidade.


Estes são pontos gerais, fundamentais, que estão ao alcance de todos para ajudar na prevenção, não só do Covid-19, mas de muitos outros agentes invasores externos. Basta vontade, disciplina e uma boa orientação médica.


Cuide-se.

Comments


bottom of page