top of page

Vamos voltar a falar sobre genética

Foto do escritor: Dra. Angela ReckDra. Angela Reck

Você já ouviu falar sobre TELÔMEROS?

Anatomicamente os telômeros são a parte final, as pontas, dos nossos cromossomos. Para ficar fácil de entender, podemos compará-los com as pontas dos cadarços de um tênis.

Essas pequenas pontas são responsáveis pela "quantidade", o tempo das nossas vidas. E também pela qualidade da nossa saúde.


Inicialmente a formação dos telômeros dependem da nossa herança genética, mas a sua manutenção e a sua velocidade de desgaste são determinados pelo estilo de vida que escolhemos levar. Quanto maiores os telômeros melhor nossa saúde e quanto mais lento é o seu desgaste, mais longa é nossa vida. E para isso temos que estimular uma enzima, a Telomerase, que faz a regeneração dessas pontas de cromossomo (fica fácil de entender se pensarmos que quando as ponteiras dos cadarços se desfazem, o cadarço começa a se desmanchar), mantendo-os íntegros.


São muitos os elementos que agridem e aceleram a degeneração dos telômeros, como stress oxidativo e inflamação crônica subclínica, provocados por alimentação inflamatória, sedentarismo, poluentes ambientais, metais pesados, xenobióticos, stress continuado, etc - elementos a que estamos expostos quase diariamente.


Algumas dessas coisas não podemos controlar porque fazem parte do ambiente em que vivemos. Mas todas aquelas sobre as quais podemos intervir são de extrema importância para compensar as anteriores.


Aí entramos novamente na escolha do estilo de vida.


1. Alimentação saudável, com comida de verdade, se possível de origem orgânica. Evitando processados e ultraprocessados, carboidratos simples, conservantes, corantes e acidulantes.


2. Exercícios físicos em geral melhoram nosso metabolismo e exercícios de força liberam miocinas anti inflamatórias, sendo protetores das nossas funções fisiológicas e metabólicas em especial cardiocirculatórias. Lembrando que exercícios em excesso são inflamatórios.


3. Respiração completa, pausada e consciente alguns minutos, algumas vezes o dia melhoram nossa oxigenação e tranquilizam a mente.


4. Manejo do stress através de Meditação, Yoga, Tai Chi, Chi Kung, massagens ou alguma técnica de relaxamento e conexão consigo mesmo.


5. Espiritualidade em qualquer das suas formas, independente de pertencer ou não a alguma religião.


6. Modulação e equilíbrio hormonal, acompanhado e guiado por um médico para manter o bom funcionamento fisiológico do conjunto do organismo.

Todos estes seis pontos, citados acima, são pilares sobre os quais repousa nossa saúde. Todos têm em comum as características de serem antioxidantes, anti inflamatórios e estimularem a telomerase, grande responsável pela manutenção dos nossos estimados telômeros, que são nossos "termômetros"de vida.



Você está cuidando dos seus telômeros?



Comments


bottom of page