David Sinclair, considerado una de las 100 personas más destacables por la revista 'Time'
Brigitte Lacombe
Este é o título de uma entrevista dada por David Sinclair, considerado uma das 100 pessoas mais destacáveis no mundo pela revista Time, professor de Genética na Faculdade de Medicina de Harvard e colecionador de distinçòes por seus avanços científicos, ao jornal espanhol La Vanguardia, no caderno Magazine Lifestyle.
Vale muito a pena ler toda a entrevista e vou deixar o link ao final deste texto, mas vou fazer um pequeno resumo dos pontos mais importantes para os que quiserem.
A ciência muito rapidamente tem avançado nas descobertas de como retardar o processo de envelhecimento e prolongar a vida em condições saudáveis. No seu livro "Lifespan: Why We Age and Why We Don't Have To" estão expostos todos os seus argumentos científicos, os progressos no decifrar dos mecanismos químicos e orgânicos e sobre como atuar para prevenir nosso deterioro fisiológico prematuro. Segundo ele podemos chegar a resetar nosso código epigenético.
A Organização Mundial de Saúde recentemente incluiu o Envelhecimento na sua lista oficial de doenças. E, segundo Sinclair, o envelhecimento é a causa tronco da maioria das doenças sobre as quais procuramos intervir. Uma intervenção precoce, preventiva, permitiria economizar trilhões no gasto com o sistema de saúde e, com essa economia, financiar as aposentadorias, pensões e a solução de outros problemas.
Com o aparecimento do Covid-19 se notou um crescimento significativo do interesse na investigação médica em geral e centrada no envelhecimento em particular. Muitas pessoas começaram a pensar na mortalidade de uma maneira profunda e perceberam que gozar de boa saúde em uma idade avançada é de extrema importância. A boa notícia é que grande parte dos tratamentos tem um custo baixo e, com o tempo, acabarão se tornando genéricos, como hoje é a aspirina.
Ele fala sobre a importância dos hábitos alimentares como comer menos pães e massas, o mínimo possível de açúcar, de prolongar o espaço entre algumas refeições (neste caso o mais prático seria aumentar a distância entre o jantar e o desjejum para um período superior a 12hr). Este período prolongado ativa as defesas genéticas, do organismo, que combatem as doenças e o envelhecimento. Muito importante lembrar que este último quesito não se aplica a todo mundo e deve ser feito exclusivamente sob orientação de um profissional da saúde.
Sinclair afirma que se sente como quando tinha 30 anos, apesar de ter 50 e se orgulha de não ter rugas nem cabelos brancos. Entre os seus hábitos para manter-se assim ele cita:
- o uso diário de alguns suplementos,
- períodos de jejum durante o dia suprimindo uma das refeições,
- exercícios físicos,
- trabalhar e dormir em ambiente fresco (o frio estimula uma maior eficiência no metabolismo celular porque o interpreta como uma ameaça que deve ser combatida),
- comer muitas verduras e hortaliças,
- caminhar muito todos os dias e subir escadas,
- fazer exames de sangue a cada poucos meses com avaliação de muitos biomarcadores e se os níveis não estão ótimos, moderá-los com comida ou exercício.
Eu, particularmente, me sinto muito feliz por ter começado a estudar esta área da saúde no ano passado e ter começado a trabalhar mais especificamente com longevidade, e prevenção em saúde desde o início deste ano.
O objetivo deste tipo de tratamento é ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida de todos através de informação, orientação e suplementação dos elementos que forem necessários, de forma individualizada, para manter as capacidades funcionais, disposição, energia, atividade mental, no nível ideal que permita um real desfrutar a vida até o seu final.
Comments