top of page

A importância das mitocôndrias

Foto do escritor: Dra. Angela ReckDra. Angela Reck



As mitocôndrias são nossas USINAS DE ENERGIA, portanto são o centro do nosso METABOLISMO.


Isso significa que, quando funcionais e em grande quantidade (como deve ser), garantem que tenhamos um bom desempenho metabólico, um ótimo equilíbrio entre oxidação e antioxidação, uma produção de calor que vai garantir nossa temperatura corporal ideal e de energia em abundância para nos sentirmos bem dispostos. Em última instância, são elas que garantem a vida das nossas células e, consequentemente sua funcionalidade.


Sempre que somos acometidos por uma doença metabólica: Diabetes, Obesidade, Câncer, Hipertensão, Dislipidemia, etc, deveríamos mirar na FUNÇÃO MITOCONDRIAL como provável solução para a mesma.

Isso porque e a origem destas doenças é tudo aquilo que pode levar a dano mitocondrial: sedentarismo, stress crônico, alimentos processados e ultraprocessados, gorduras trans e gorduras saturadas, açúcar, toxinas e poluentes ambientais.

Muitos destes gatilhos acima estão fora do nosso controle mas, com certeza, vários deles estão ao alcance de nossas escolhas, como o Graunding (aterramento) que alivia tensões, diminui ansiedade, melhora humor, diminui depressão, faz troca de íons com a terra, diminuindo nossa carga de eletricidade estática, melhora cognição e diminui irritabilidade, melhorando nossa interação social.


Isso sem falar em melhores escolhas alimentares (sempre que possível de orgânicos),

exercício físico frequente (mas se possível diário), técnicas de meditação ou mindfulness.

Além disso, sono de qualidade em quantidade suficiente (entre 7hs e 8hs por noite) e no horário correto, que seria adormecer entre 21h e 23hrs. Beber bastante água durante o dia (se recomenda uma média de 30ml/Kg/dia).


Isso que nem falei ainda sobre o benefício mitocondrial que tem o jejum intermitente e a exposição ao frio, mas esses são assuntos para um outro capítulo. Logo escrevo sobre eles.


A queda da função mitocondrial está diretamente relacionada à velocidade do envelhecimento e, consequentemente, ao aparecimento de doenças degenerativas, porque é ela a primeira a sofrer com o excesso de produção de radicais livres e de inflamação subclínica. Ou seja: cuidando bem das mitocôndrias podemos evitar uma série de doenças e prolongar a vida com qualidade, retardando inclusive o aparecimento dos sinais de envelhecimento tanto internos como externos.


Comments


bottom of page