A insônia é a mais comum das queixas relacionadas ao sono. Ela diminui nosso rendimento diurno, piora a qualidade de vida, afeta o humor, reduz nossa resistência imunológica e pode precipitar vários tipos de doenças. A insônia se caracteriza pela dificuldade de conciliar e manter o sono ou por causar muitos despertares durante o período de sono.
A insônia é um dos problemas de saúde que teve grande aumento durante este período de pandemia, seja pelas limitações físicas, sociais, econômicas ou pelo próprio medo a que fomos expostos.
Em abril de 2019 foi publicado na revista Complementary Therapies in Medicine (ScienceDirects Journals & Books) um artigo mostrando a eficiência da Homeopatia Individualizada no tratamento da Insônia. Foi eito um Ensaio Clínico, duplo cego, randomizado, placebo controlado avaliando um diário de sono de 60 pessoas durante 3 meses e foram avaliados 6 itens:
1. Tempo até conciliar o sono
2. Minutos acordados no meio da noite
3. Minutos acordado antes do previsto
4. Horas gastas na cama
5. Total de horas de sono
6. Qualidade do sono
O resultado deste ensaio clínico mostrou que, com exceção do item 3, todos os outros ítens avaliados tiveram uma resposta significativamente melhor no grupo que recebeu a Homeopatia Individualizada, enquanto que o grupo Placebo apenas mostrou melhora no item 6.
Este artigo mostra que a avaliação individualizada, levando em conta a totalidade dos sintomas de cada paciente, que é característica no tratamento homeopático, tem ótimos resultados para combater a insônia.
Fonte: Michael J, Singh S, Sadhukhan S, et al. Efficacy of individualized homeopathic treatment of insomnia: Double-blind, randomized, placebo-controlled clinical trial. Complement Ther Med. 2019
Comments