A maioria das pessoas está familiarizada com o conceito de genética, que é o conjunto das características que herdamos dos nossos pais, através da combinação dos seus genes, e que determina as nossas características físicas, metabólicas, funcionais e até psicológicas.
Acontece que nas últimas décadas uma teoria, já amplamente comprovada, veio revolucionar o que se conhecia sobre e genética. A Epigenética.
A Epigenética é a ciência que estuda a influência do meio ambiente, onde cada pessoa vive e se desenvolve, sobre os nossos genes. Favorecendo ou silenciando as suas manifestações genéticas.
Ou seja, o lugar e o ambiente (físico e psicológico) onde crescemos, a alimentação que temos, o stress a que somos submetidos, o estilo de vida que levamos, as escolhas que fazemos determinam quais vão ser as manifestações dos genes que herdamos dos nossos pais. Ou melhor: quais são os genes que vão se manifestar, principalmente quando se leva em consideração as "doenças hereditárias".
Esse conhecimento devolve o poder da nossa saúde para as nossas mãos. Enquanto a genética é mais determinista, a Epigenética nos dá a opção de escolhas conscientes.
Este é um assunto longo e complexo, por isso vou seguir falando sobre ele nos próximos textos. Esta foi apenas uma pequena pincelada pra ir despertando o seu interesse.
Um grande professor meu costuma dizer que "a maior doença do ser humano é a ignorância", no sentido de falta de conhecimento. E meu maior objetivo, como médica, é ensinar, orientar e educar para uma vida mais saudável e longeva.
Commentaires